quinta-feira, 23 de maio de 2013

Você sabe qual é o seu tipo de pele?




Conhecer o seu tipo de pele é fundamental para conseguir tomar a decisão correta ao escolher os cuidados específicos de acordo com as necessidades da sua pele. A partir deste conhecimento você passa a saber se sua pele necessita mais de hidratantes ou adstringentes. Até mesmo escolher maquiagem, as vezes, não quer dizer que o produto não seja bom, mas que ele não tenha dado certo com o seu tipo de pele. E o que as diferenciam é a quantidade de água, de lipídeos e nível de sensibilidade.

Os 4 tipos de pele:
  • Pele Normal: A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que desenvolve menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.
  • Pele Oleosa: Este é um tipo de pele que produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas têm maior atividade do que nos outros tipos de pele, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo. A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas. 
  • Pele Seca: De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.
  • Pele Mista: Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns (o meu), é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e as outras áreas pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.

Identificou seu tipo de pele? Agora você já sabe os cuidados que deve tomar... Para as peles secas, mais hidratantes e cuidados especiais, já as peles oleosas, evitar produtos oleosos para não piorar as coisas, o ideal é procurar produtos oil free (livres de óleo), e adstringentes, e peles mistas, podem ser utilizados os mesmos produtos de peles oleosas na zona T, só evitar passar nas regiões ressecadas, que pode ser utilizado produtos hidratantes.

Então é isso... Espero que tenha ajudado.











Nenhum comentário:

Postar um comentário